Rádio Web Conexão

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Vereador propõe a criação de velório municipal

Roberto Rocha Júnior quer a criação desse espaço
O líder do PSB na Câmara de São Luís, vereador Roberto Rocha Júnior, apresentou requerimento à Mesa Diretora da Casa, solicitando do prefeito Edivaldo Holanda Jr (PTC) a criação de um velório municipal, para atender a grande demanda da população de baixa renda da capital maranhense. A proposta foi aprovada, por unanimidade, no Legislativo.

Segundo o parlamentar, a criação desse espaço é de suma importância, pois oferece ao cidadão ludovicense, o direito de velar seus entes queridos de maneira digna, independente de sua condição social. Em seu pronunciamento, Roberto Júnior deixou claro sua preocupação com a falta de políticas públicas voltadas para esse tipo de cerimônia, pois, segundo ele, em muitas cidades do Brasil, o velório municipal já é uma realidade.

“È uma questão de dignidade e respeito ao cidadão desta cidade, que o poder público providencie esse tipo de espaço para velório, pois as pessoas mais carentes, que normalmente não têm condições financeiras nem para comprar o caixão, são obrigadas a velar seus mortos dentro de suas próprias casas”, observou.

Ainda de acordo com o vereador, a prefeitura é que arcará com todas as despesas do velório, como entrega de caixões, auxílio funeral, ônibus para locomoção de amigos e familiares, entre outros. “A prefeitura já faz isso de modo eventual, mas com a criação do velório municipal, a população será respeitada no seu princípio de cidadania, e no seu direito social e humano”, disse Rocha jr.

O vereador afirmou ainda que já protocolou um projeto de lei, que autoriza ao poder executivo municipal, conceder inserção da taxa para efetuar funerais nos cemitérios de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade

Apenas 22% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade têm condições satisfatórias de conectividade, apesar do acesso à internet estar pert...