RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Reduz em 33% o número de fumantes em São Luís

O número de fumantes em São Luís reduziu 33% nos últimos anos, passando de 12%, em 2006, para 8%, em 2012, de acordo com uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, do Ministério da Saúde.

No Brasil, a parcela fumante da população acima de 18 anos caiu 20% nos últimos seis anos. Ontem (29), foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Um levantamento feito pelo psicoterapeuta Alfredo Barbetto mostra que os fumantes surgem cada vez mais cedo. Segundo ele, 50% dos adolescentes já experimentaram cigarro. "Parece que esse adolescente, para se sentir seguro e aceito pelo grupo dele, precisa experimentar sensações diferentes, ele acaba buscando isso. Busca e se entrega, pois em um primeiro momento são até interessantes, já que minimiza o problema dele. Mas, depois, vicia e cria a dependência física e psicológica", explica.
As doenças relacionadas ao cigarro são: infarto, derrame cerebral, câncer e efizema pulmonar. Mas, quem está dentro do vício, muitas vezes não percebe os riscos. É a hora da família, da escola e da sociedade ajudar. "A família tem sempre um papel importante e aqui eu me refiro ao grupo familiar, que criou, que educou essa criança, precisa estar atento às suas três grandes funções: proteger, prover e formar valores", diz o psicoterapeuta.
A psicológica Marilourdes Mussalem precisou de ajuda para parar de fumar. Quando começou, nem calculou os males que poderiam vir com o vício. Para ela, fumar era chique. "Eu era adolescente, quando estamos descobrindo o mundo, se autoafirmando. O 'companheirozinho' na mão para se sentir importante era sempre presente", lembra.
Os tempos mudaram e o modo de ver os fumantes também. Começou a se sentir excluída. "Não podia fumar em qualquer lugar, o meu cheiro me incomodava, o cheiro das pessoas que fumavam me incomodava. Então decidi: não quero mais isso para minha vida".
 
Com informações do G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aluísio abandona Maru e apoia Fred Campos em Paço do Lumiar

O deputado federal Aluísio Mendes , presidente do partido Republicanos no Maranhão, surpreendeu a todos ao desvincular-se do projeto políti...