Banner Betano


domingo, 17 de agosto de 2025

Maranhão tem menor taxa de desocupação desde início da série histórica, segundo IBGE


A taxa de desocupação no Maranhão recuou no 2° trimestre de 2025 para 6,6%. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada na sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o Maranhão registra a menor taxa de desocupação desde o início da série histórica, em 2012. O resultado reflete as políticas de geração de emprego do Governo do Estado.

Segundo a pesquisa, na passagem do 1º trimestre para o 2º trimestre de 2025, a taxa de desocupação no Maranhão recuou: era de 8,1% e foi para 6,6%. No 2º trimestre de 2024, a taxa de desocupação era de 7,3%, também superior ao constatado no 2º trimestre de 2025.

O IBGE ressalta que a taxa de desocupação do segundo trimestre deste ano foi a menor registrada desde o 1º trimestre de 2014 (6,5%). A PNAD Contínua Trimestral também registrou o segundo maior volume de pessoas ocupadas no Maranhão em toda a série histórica.

O número de desocupados no Maranhão caiu em cerca de 43 mil pessoas (-18,8%) na comparação com o trimestre anterior. De janeiro a março eram 228 mil desempregados; de abril a junho, 185 mil pessoas sem trabalho. O número de desempregados no segundo trimestre deste ano também foi menor que o registrado no mesmo período de 2024, quando 200 mil pessoas estavam sem emprego. 

O Maranhão também registrou a menor taxa de desemprego da região Nordeste no 2º trimestre de 2025, empatado com o Ceará, com 6,6%.

O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, destacou as ações do Governo do Maranhão para a geração de emprego. “O governador Carlos Brandão tem atraído grandes empreendimentos para o nosso estado, que geram emprego e renda para a população. 

Além disso, há uma série de políticas públicas que estimulam este cenário de geração de novos postos de trabalho como os programas Trabalho Jovem, Residência Profissional, Minha Renda e Mais Renda entre outros. Tudo isso cria uma massa econômica que se transforma em empregos de maneira imediata”, assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maranhão tem menor taxa de desocupação desde início da série histórica, segundo IBGE

A taxa de desocupação no Maranhão recuou no 2° trimestre de 2025 para 6,6%. É o que aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PN...