Banner Betano


terça-feira, 26 de agosto de 2025

Senado deve votar nesta terça projeto que muda Lei da Ficha Limpa relatado por senador do Maranhão


O plenário do Senado deve votar, nesta terça-feira (26), projeto de lei que unifica em oito anos o prazo de inelegibilidade para políticos impedidos de se candidatar.

A proposta recebeu relatório favorável do senador Weverton (PDT-MA) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). O texto já esteve na pauta no fim de 2024 e em março de 2025, quando a votação foi adiada por falta de consenso entre os líderes partidários.

Hoje, o político inelegível fica impedido de concorrer nas eleições durante oito anos. No entanto, o prazo é contado de diferentes formas, a depender das razões que motivaram a inelegibilidade.

ideia do projeto é unificar o prazo para oito anos em todas as situações. Se aprovada da forma que foi apresentada, a proposta poderá reduzir o período de inelegibilidade em determinadas situações.

O projeto tem autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que está inelegível desde 2016. Ele foi cassado pela Câmara por 450 votos a favor e dez contra, sob acusação de mentir a respeito de contas no exterior.

Com informações da CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fernando Braide e Wellington salvos pelo adiamento do ministro André Mendonça

O ministro André Mendonça , relator do processo que envolve a possível cassação dos mandatos dos deputados estaduais Fernando Braide e Well...