RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Ministério Público consegue intermediar greve dos professores em Santa Luzia

O Ministério Público do Maranhão intermediou o fim do movimento grevista do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintraed) de Santa Luzia (a 297 km de São Luís), que já durava 95 dias. Após reunião ocorrida no dia 20 de agosto com os membros do comando de greve do Sintraed, o MP assegurou o fim do movimento iniciado em maio deste ano.

Por intermédio da promotora de justiça Herlane Maria Fernandes de Carvalho, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Santa Luzia, foi definido o retorno dos professores a suas atividades em 21 de agosto, dia seguinte à reunião. Também foi acertado que os docentes se responsabilizariam pela reposição das aulas para cumprimento da carga horária.

Igualmente estiveram presentes, no encontro, o prefeito de Santa Luzia, Veronildo Tavares dos Santos, e outros servidores da administração pública do município.Em negociação, o prefeito se dispôs a pagar os dias descontados em razão da greve, repor as gratificações retiradas dos professores lotados em escolas de difícil acesso e operacionalizar mudança de classe funcional a todos os professores. O gestor prometeu, ainda, que não haveria retaliações contra aqueles que aderiram à greve.

"A intermediação do Ministério Público cessou o movimento grevista e sensibilizou a administração pública no atendimento de algumas das reivindicações do Sintraed", afirma a promotora de justiça. Estão previstas outras reuniões, com mediação da promotoria, para debater o restante da pauta proposta pelos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Risco de "fome catastrófica" sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

A Classificação da Fase de Segurança Alimentar Integrada (IPC) calculou que o grau mais elevado de fome, chamado de “fome catastrófica”, pod...