Rádio Web Conexão

quinta-feira, 14 de março de 2024

Acadêmicos da UFMA desenvolvem startup de educação financeira e empreendedora por meio de aplicativo gamificado


Alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) criaram e desenvolveram a MAIS Education, startup de educação financeira e empreendedora por meio de aplicativo gamificado. O projeto, criado em agosto de 2023, apresenta-se como um diferencial no mercado o qual permite que alunos de escolas públicas e privadas tenham acesso a materiais de cursos, imersões, workshops e aulas relacionadas à educação financeira.

Gabriel Nojosa, CEO da MAIS Education, defende que, no Brasil, existe a necessidade do investimento em educação financeira e empreendedora, não apenas pelo motivo de vendas e números, mas pela leitura dos projetos que foram lançados recentemente no país, como o “Desenrola Brasil”, que gerou oportunidade para milhões de brasileiros quitarem suas dívidas, mas que não teve muita adesão por parte do público.

A startup surgiu pelo interesse de Gabriel em analisar a baixa educação financeira e empreendedora entre os jovens e adultos brasileiros, de 15 a 20 anos, de classe baixa para média, participando como Diretor Financeiro-Administrativo da Liga Universitária de Empreendedorismo da UFMA e promovendo eventos e discussões. 

Diante disso, percebeu a necessidade da criação de um projeto que facilitaria a educação financeira e empreendedora, preocupando-se com as noções básicas dos alunos das redes de ensino público e privado do ensino médio.

O nome MAIS faz alusão à adição e Education vem de educação no inglês, um dos pilares do projeto, além de tecnologia e inovação. A empresa é composta, além do Gabriel, que é o CEO, por Juliana Ribeiro, Diretora de Marketing e T.I, e de Lucas Magalhães, Diretor Administrativo Financeiro.

O cronograma entregue à escola terá todo o conteúdo de forma direta, didática e prática para que os alunos consigam aprender a teoria e aplicá-la na prática. Cada aula terá duração de duas horas, e será realizada em sala de aula uma vez por semana. O curso terá duração de dois meses, ao final, serão somadas 16h de carga horária.

"A MAIS Education será pioneira em lançar cursos voltados para o programa poupança jovem (pé-de-meia), um programa do governo federal que disponibilizará aos estudantes do ensino médio da rede pública um valor mensal e uma poupança para ser resgatada na conclusão do ensino. A MAIS acredita que esse programa precisará de norteamento, e os contemplados poderão ter acesso a vídeos, cursos, oficinas que os capacitarão para saberem decidir o que fazer com o valor recebido, seja investimento em educação, negócios, intercâmbio e projetos de vida. Nossa missão é fazer do Poupança Jovem um programa que poderá dar acesso a serviços de educação financeira e empreendedora de forma dinâmica e gamificada", destaca Gabriel Nojosa. 

Walter Nunes, professor e diretor de Empreendedorismo da UFMA, fala sobre a importância da educação financeira nas escolas e para os jovens: "É fundamental que seja implementada a educação financeira nas escolas, sem dúvida alguma, pois os nossos jovens precisam trabalhar com orçamento, com planejamento, aprender a trabalhar com dinheiro. Então, isso é muito importante, aprender a fazer economias, suas poupanças. Existem pesquisas do Banco Mundial que constataram que o nível de poupança entre os jovens cresceu 1% depois que eles foram submetidos a programas de educação financeira e também outro dado importante: desses alunos que tiveram educação financeira, 21% passaram a fazer listas dos gastos todos os meses, 4% desses alunos negociam preços e meios de pagamentos ao realizar uma compra, as famílias também foram beneficiadas, pois agora se fala em orçamento, em planejamento, prevê-se, preocupa-se com os custos bancários" aponta o docente. 

Ele ainda acrescenta que: "Por outro lado, a gente tem que ressaltar a preocupação mundial com relação a essa questão da educação financeira nas escolas. A União Europeia determinou que os alunos do ensino médio tenham no currículo a educação financeira. Brasil, Colômbia e Índia são países que estão introduzindo a educação financeira nos seus currículos. Então, é fundamental que a gente se preocupe com essa questão, que nós teremos os jovens, as crianças que estão hoje sendo submetidas à educação financeira serão adultos mais saudáveis. Isso é extremamente importante, porque nós temos que nos preocupar com isso. É o futuro dos nossos jovens que está em jogo. Não queremos adultos endividados, como nós temos hoje. Nós queremos adultos que tenham consciência daquilo que estão ganhando, daquilo que podem gastar por meio do planejamento, formarem as suas carteiras de futuro. Temos que realmente ter essa preocupação com a educação financeira, temos que trabalhar também a questão previdenciária, mostrar para os jovens a importância da poupança, a importância de se planejar o futuro. É extremamente fundamental que a gente pense dessa forma", manifesta. 

Os serviços já estão sendo ofertados e podem ser acessados e adquiridos através do link. O aplicativo está previsto para ser lançado no mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereador do PSB propõe alterações no regime jurídico de agentes comunitários e de endemias

Uma proposição do vereador Álvaro Pires (PSB), que está em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, estabelece alteração no regime juríd...