Rádio Web Conexão

terça-feira, 19 de março de 2024

Vereador do PSB quer acabar com a "indústria da multa de trânsito" em São Luís


Multas aplicadas em áreas onde não há sinalização devem ser anuladas. É o que solicita requerimento, de autoria do vereador Sá Marques (PSB). A matéria está em tramitação na Câmara Municipal de São Luís e promete revolucionar a suposta "indústria da multa de trânsito", criticada na Casa pelo parlamentar socialista. 

O requerimento destaca que a sinalização no trânsito é imprescindível para a correta aplicação das penalidades e, sendo assim, o vereador socialista reforça que essas multas, emitidas na ausência da sinalização específica, sejam, portanto, nulas. A proposta é fruto de projeto de lei de autoria do próprio parlamentar, apresentado em 2017 e promulgado pela Câmara Municipal.

Sá Marques relatou que há diversas reclamações da grande quantidade de multas que vêm sendo aplicadas na capital e que se tornou um dispositivo de fiscalização contestável. Segundo ele, há multas aplicadas com valores que chegam a mil reais.

“É algo que é muito oneroso à população. Que isso possa ser freado, seguindo o que determina a legislação. O que se coloca aqui não é que sejam ignoradas as infrações cometidas, mas que sejam observadas situações que requerem uma sinalização para que haja a devida aplicação das penalidades àqueles que afrontarem a legislação brasileira de trânsito”, explica o vereador Sá Marques.

A legislação diz que deve ser instalada sinalização luminosa piscante – horizontal e vertical – para indicar a existência de radares nas vias. Não havendo esse aviso, as multas aplicadas nestas vias sem sinalização não terão validade.

O debate em torno deste tema tem sido recorrente, segundo Sá Marques, especialmente entre os motoristas que se sentem prejudicados ao receberem multas em locais onde não havia sinalização adequada de radares. Essas multas representam um ônus financeiro para os cidadãos e levantam questões sobre a eficácia e a legitimidade do sistema de fiscalização de trânsito da capital.

“Nossa iniciativa vem no sentido de corrigir essa lacuna, garantindo que a aplicação das multas esteja em conformidade com a legislação e que os motoristas sejam devidamente informados sobre os limites de velocidade e demais regulamentações de trânsito, através de uma sinalização adequada e visível”, reitera Sá Marques. 

O pedido para revisão de multas e sua nulidade já foi encaminhado à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereador do PSB propõe alterações no regime jurídico de agentes comunitários e de endemias

Uma proposição do vereador Álvaro Pires (PSB), que está em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, estabelece alteração no regime juríd...