Rádio Web Conexão

quinta-feira, 7 de março de 2024

Lula critica fim da reeleição, mas senadores apoiam mudanças no mecanismo de governo


Apesar da crítica do presidente Lula (PT), em relação à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do fim da reeleição, senadores insistiram com o chefe do Executivo que é necessário fazer alterações no mecanismo. A conversa se deu durante um encontro informal no Palácio do Alvorada, na última quarta-feira, 5, e terminou sem uma definição, com ambos os lados somente expondo suas opiniões.

Segundo senadores presentes na reunião, Lula criticou o fim da reeleição. Segundo o presidente, um projeto de país e de governo, muitas vezes, exige um período maior de mandato para ser efetivado. O presidente lembrou ainda que na época na qual a reeleição foi incluída na Constituição, durante o primeiro ano do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ele foi contra, mas que hoje vê os méritos do mecanismo.

Senadores, por sua vez, rebateram que não veem como positivo a possibilidade de um prefeito, governador ou presidente ficar dois mandatos consecutivos no poder. Para eles, o processo democrático é distorcido com o clima de disputa eleitoral, permeando todo o primeiro mandato e com possíveis abusos de poder.

Do Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereador do PSB propõe alterações no regime jurídico de agentes comunitários e de endemias

Uma proposição do vereador Álvaro Pires (PSB), que está em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, estabelece alteração no regime juríd...