Banner Betano

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Eliziane mira no depoimento do ex-ajudante de Bolsonaro para iniciar CPMI no Congresso Nacional

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI dos Atos Golpistas no Congresso Nacional, quer o depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na próxima terça-feira, 20.

Preso desde o último dia 3 de maio, o tenente-coronel Mauro Cid aparece como o primeiro depoente da CPMI dos Atos Golpistas em uma minuta da relatora, com o cronograma das oitivas. 

De acordo com a relação, à qual o site Congresso em Foco teve acesso, Mauro Cid deve depor já na próxima semana. Dois dias depois está prevista a participação do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, e do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques.

“O Anderson Torres e o Mauro Cid são as pessoas que precisam iniciar as oitivas aqui na CPMI. Nós tivemos hoje a provação desses requerimentos. O resultado da audiência foi muito promissor e deixou claro que o alinhamento daquilo que foi proposto no plano de trabalho será seguido a partir dos requerimentos aprovados. Acredito que nós ouviremos os dois, que são nomes com uma relação muito direta com os fatos que se iniciaram no pós-eleição, em 30 dia outubro [de 2022] até dia 8 de janeiro [de 2023]”, disse Eliziane Gama em entrevista coletiva à imprensa após a audiência.

A senadora acrescentou que a vinda de Cid como primeiro depoente tem ligação com a operação deflagrada pela Polícia Federal que encontrou no celular do militar uma minuta com pedido de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) destinada às Forças Armadas. Apesar de não constar na primeira rodada de oitivas, a senadora não descartou a convocação de ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias, em um momento mais avançado das investigações.

Com informações do Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova pesquisa mostra governador Brandão na liderança da disputa ao Senado para 2026

Apesar do governador do Maranhão, Carlos Brandão, ainda não ter se pronunciado oficialmente sobre disputar um novo cargo público para as ele...