Rádio Web Conexão

terça-feira, 20 de junho de 2023

Vereador propõe criação da Lei Geral da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual

O líder do PSC na Câmara de São Luís, vereador Dr. Gutemberg Araújo, quer regulamentar no município o tratamento jurídico diferenciado e simplificado assegurado ao microempreendedor individual (MEI) e às microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Por este motivo, por meio do PL nº 004/23, o parlamentar, com o auxílio de diversas entidades representativas, propõe estabelecer medidas com esse fim, em cumprimento à legislação federal.

De acordo com o projeto, dados Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) demonstram que a taxa de mortalidade dessa área de negócios é de 29%. Entre os fatores que contribuem para esta realidade está a dificuldade de realizar a gestão desses negócios, em grande parte pelo excesso de burocracia e pela adoção de procedimentos de difícil compreensão ao pequeno empresário pelos órgãos das diversas esferas de governo.

“Tais entraves são vivenciados não apenas durante a abertura das empresas e seu funcionamento, mas também durante o processo de encerramento destas, há uma ausência de ferramentas inteligentes, sendo subutilizadas aquelas oriundas da tecnologia da informação, sobretudo no âmbito do município”, justificou o vereador Dr. Gutemberg.

A proposição foi encaminhada para as comissões permanentes da Casa no dia 2 de maio, onde tramita e está sendo analisada para posterior votação pelo plenário do Legislativo Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%

Com o objetivo de evitar aumento de preços após a reforma tributária, serviços privados de educação e de saúde terão o Imposto sobre Valor A...