Banner Betano

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Sarney será homenageado por Lula no último trecho da ferrovia Norte-Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará uma homenagem ao ex-presidente José Sarney (MDB) nesta sexta-feira, 16, na inauguração do último trecho da ferrovia Norte-Sul, obra iniciada em seu mandato.

Lula telefonou para o emedebista e o convidou para participar em Rio Verde (GO) da inauguração do trecho, cuja construção foi iniciada há 36 anos. Sarney aceitou o convite. O petista fará um discurso exaltando a visão estratégica do então mandatário maranhense.

A Norte-Sul é uma ferrovia cuja história se arrasta desde a década de 1980. Em 13 de maio de 1987, a Folha publicou reportagem de Janio de Freitas que mostrou que a concorrência para a construção da ferrovia tinha sido uma farsa. De forma cifrada, o resultado das empresas vencedoras tinha sido publicado cinco dias antes.

Além disso, até 2017 a ferrovia já tinha consumido R$ 28 bilhões em valores corrigidos pela inflação e órgãos de controle e fiscalização estimavam que pelo menos um terço tinha sido superfaturado.

Cinco anos antes, a PF (Polícia Federal) deflagrou operação que revelou corrupção nas obras feitas pela Valec, estatal que detinha a concessão da ferrovia.

Com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova pesquisa mostra governador Brandão na liderança da disputa ao Senado para 2026

Apesar do governador do Maranhão, Carlos Brandão, ainda não ter se pronunciado oficialmente sobre disputar um novo cargo público para as ele...