RÁDIO WEB ONDA AZUL

Rádio Web Conexão

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Aécio larga na frente de Dilma, segundo pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada ontem (9) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto no segundo turno da corrida para a Presidência da República:

Aécio Neves (PSDB): 46%
Dilma Rousseff (PT): 44%
Branco/nulo: 6%
Não sabe/não respondeu: 4%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente. É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição presidencial.

Votos válidos

Se forem excluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição, os índices são:

Aécio - 51%
Dilma - 49%

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 205 municípios nos dias 7 e 8 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01071/014.

1º turno

No primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio, 33,55%.

Rejeição

O Ibope perguntou, independentemente da intenção de voto, em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Veja os números:

Dilma - 41%
Aécio - 33%

Expectativa de vitória

O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo presidente da República, independentemente da intenção de voto. Para 49%, Dilma sairá vitoriosa; 40% acreditam que Aécio ganhará; 11% não sabem ou não responderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Risco de "fome catastrófica" sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

A Classificação da Fase de Segurança Alimentar Integrada (IPC) calculou que o grau mais elevado de fome, chamado de “fome catastrófica”, pod...