Banner Betano

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Vereador do PDT quer criar a Frente Parlamentar do Livro e da Leitura


O vereador Pavão Filho (PDT) propôs, por meio do Projeto de Resolução n.º 005/23, que seja criada, na Câmara de São Luís, a Frente Parlamentar do Livro e Leitura. A proposição já foi encaminhada à Mesa Diretora e à Comissão de Constituição Justiça (CCJ). 

Segundo a proposta, a Frente Parlamentar do Livro e Leitura tem o intuito de reunir parlamentares de vários partidos da Casa, comprometidos com o desenvolvimento, promoção e estímulo à leitura, à difusão do livro e ao fortalecimento das redes de bibliotecas públicas escolares e comunitárias. 

O projeto de resolução também prevê que a Frente Parlamentar do Livro acompanhe as políticas públicas e demais ações do Poder Público, com o objetivo de cumprir os principais eixos que orientam a organização da Política Nacional do Livro, estabelecida por meio da Lei nº 10.753/2003, bem como o Plano Nacional de Educação e a Política Nacional de Leitura e Escrita.

Pavão Filho destaca que, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 208 municípios de 26 estados brasileiros em 2019, apenas pouco mais da metade dos brasileiros têm hábitos de leitura.

“Diante deste cenário, a importância da Frente será para discutir e batalhar em defesa da valorização e investimento nos espaços bibliotecários, como também ser um espaço de reflexão para ampliar às políticas públicas de incentivo ao livro, à leitura e à escrita, tendo como objetivo diminuir os índices de analfabetismo na sociedade”, justificou Pavão Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova pesquisa mostra governador Brandão na liderança da disputa ao Senado para 2026

Apesar do governador do Maranhão, Carlos Brandão, ainda não ter se pronunciado oficialmente sobre disputar um novo cargo público para as ele...